O Curso
  • Controle Estatístico da Qualidade

    Marcelo Edmundo Alves Martins

    Conceitos de estatística; Representação Gráfica; Distribuições de Frequências; Medidas de Tendência Central; Medidas de dispersão; Medidas separatrizes; Medidas de Assimetria e Curtose, Correlação e Regressão linear, Curva Normal e Noções de amostragem.

  • Custos da Qualidade

    Luiz Cezar Buss

    Princípios. Classificação dos custos da qualidade (prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas). Objetivos dos custos da qualidade. Implementação dos custos da qualidade. Breve revisão de conceitos de administração financeira. Seleção e uso das informações financeiras. Custos da qualidade e planejamento estratégico. Plano de contas. Recursos necessários. Recomendações para implantação de sucesso. Introdução ao Custeio Baseado em Atividades (ABC).

  • Formação de Auditoria Interna ISO 9001:2008

    Rogerio Carniel Marques

    Interpretação da Norma: Histórico; Análise e interpretação dos requisitos normativos; Planejamento e execução de auditorias; Workshop - Exercícios de fixação; Estudo de casos e Simulação de Auditorias.

  • Formação Interna de Desenvolvimento de Sistemas da Gestão Ambiental

    Daniely Dall Agnol

    Qualificar ou reciclar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Gestão Ambiental na Empresa e em Fornecedores, permitindo ao participante o planejamento e a condução de auditorias internas; Assessorar as empresas em processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental; Disseminar o conceito de auditoria como ferramenta gerencial na administração do Sistema de Gestão Ambiental e na detecção de oportunidades de melhoria; Fornecer subsídios para auditar o atendimento à Legislação Ambiental aplicável.

  • Gestão da Qualidade Total

    João Ricardo Schechtel

    Conceitos da qualidade. Histórico e evolução da qualidade. Principais pensadores da qualidade. Principais atributos da qualidade. Prêmios da qualidade. PNQ. CCQ e 5S.

  • Gestão de Recursos Hídricos

    Valdomiro Lourenço Nachornik

    A importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica para garantir a pluralidade de interesses no destino a ser dado aos recursos hídricos no âmbito de cada bacia hidrográfica; Conceito de bacia hidrográfica, cunhado pelas ciências da Hidrologia, geografia e Geologia; A natureza jurídica dos Comitês de Bacias bem como sua competência e composição; As principais competências dos Comitês, que estão estabelecidas no art. 38 da Lei 9.433/97, e seus incisos, na Lei 9.984/00 e nas legislações estaduais sobre recursos hídricos; Construção do Sistema Nacional de Recursos Hídricos; A importância da participação nas câmaras técnicas dos Comitês dos profissionais das áreas de ciências agrárias, florestais, ambientais e biológicas; Índices técnicos disponíveis e a necessidade de pesquisa e estudos para ajustes das leis; As diferentes demandas por serviços de profissionais das diversas áreas do conhecimento, tendo em vista os recursos arrecadados pelo sistema de cobrança condominial; Os avanços e desafios nos principais Comitês de Bacia Hidrográfica do País.

  • Gestão e Planejamento Territorial

    Alexandre do Nascimento Pedrozo

    O desenvolvimento regional e uso e ocupação do solo, o papel das empresas no desenvolvimento das regiões, impactos ambientais das organizações e dos processos de urbanização, controle ambiental por meio de diagnóstico ambientais nos municípios.

  • MASP e CEP

    Ricardo Augusto Blauth

    Definições e conceitos sobre a metodologia para implementação e aplicação análise e solução de problemas, controle estatístico do processo (CEP) e análise do sistema de medição.

  • Meio Ambiente e Desenvolvimento

    Dirceu Mendes de Britto

    As questões ambientais: Ecossistemas naturais, biodiversidade, atmosfera, solo, água; o meio ambiente, o indivíduo e a empresa; ISO 14000 (Elementos aplicados na gestão ambiental); Licenciamento ambiental e Outorga: Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação, outorga de lançamento de efluentes; Desenvolvimento sustentável:Conceitos, situação atual, medidas a serem tomadas; Avaliação de impactos ambientais:Conceitos e procedimentos aplicados na gestão ambiental; Gestão de resíduos, efluentes e emissões. Exemplos, procedimentos e indicadores.

  • Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projetos

    Sergio Henrique Barszcz

    Pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Etapas de uma pesquisa. O projeto de pesquisa. Trabalho monográfico. Normas ABNT. Estilo. Orientação para digitação. Elaboração de um projeto de pesquisa.

  • Modelo Six Sigma

    Kelly Roberta Pacheco Martins

    Definições e conceitos de Six Sigma. Metodologia focada no processo. Ferramentas da Estratégia Qualidade e Produtividade Six Sigma. Método para o Six Sigma DMAIC: Definir, Medir, Analisar, Implementar Melhorias e Controlar. Implantação e desenvolvimento do Six Sigma em processos existentes. Como medir a qualidade de processos produtivos de produtos e serviços.

  • OHSAS 18000

    Janaína do Valle Hammerschmidt

    Introdução Sistemas de Gestão de SST, Requisitos OHSAS 18001:2007, Relatório de Não Conformidades, Solicitação de Ação Corretiva.

  • Técnicas de Melhoria da Qualidade

    Ricardo Augusto Blauth

    FMEA - Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (Failure Modes and Effects Analysis). Técnica de melhoria que tem por objetivo investigar as causas das falhas e seus efeitos tanto no período de projeto como no período de produção classificando-as em ordem de prioridade para que possam ser erradicadas ou ter seus efeitos minimizados preferencialmente antes que o cliente venha a percebê-las. QFD - Desdobramento da Função Qualidade (Quality Function Deployment). Técnica de melhoria em que as necessidades e desejos dos clientes são traduzidos em linguagem técnica e são confrontados com a tecnologia disponível ou a ser disponibilizada na instituição com o objetivo de estabelecer especificações técnicas que gerem produtos atrativos para clientes e acionistas. GV - Gerenciamento do Valor. Técnica de melhoria que procura otimizar os recursos da instituição com o objetivo de entregar ao cliente o melhor produto pelo menor preço com a maior margem de contribuição possível estabelecendo estudos de alternativas para materiais, mão de obra, tempo de ciclo e retorno do capital. A FMEA e o QFD são subsídios indispensáveis para o Gerenciamento do Valor.

Dias:
Sábados

Peridiocidade:
Quinzenal

Faça sua matrícula

Objetivo

Capacitar e qualificar os profissionais para enfrentarem os desafios inerentes ao desenvolvimento das empresas observando e adequando-se ao controle da qualidade e as questões ambientais.

Público Alvo

Profissionais das áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia ou de outras áreas que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos e que tenham interesse no aprendizado do que há de mais moderno na áreas de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental.

Requisitos

O participante precisa ter diploma de nível superior.

Informações adicionais Dias: Sábados Periodicidade: Quinzenal Carga horária: 429 horas Duração: 24 meses Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Coordenador(es) do Curso

Luiz Cezar Buss
(42) 98404-3333