O Curso
  • Análise Econômica e Financeira das Empresas

    Osvaldo Malta Callegari

    Análise de Balanço. Análise de Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Índices Econômico-Financeiros, Endividamento. Função do Crédito. Concessão de Crédito. Risco Interno: Caráter, Fontes de Informação, Capacidade Gerencial, Capital. Risco Externo: Política de Governo, Mercado. Garantias. Aplicações em Análise de Projetos Industriais. Análise sob Condições de Risco ou Incerteza. Processo de Tomada de Decisão.

  • Auditoria Contábil

    Denis Renato Gonzales

    Introdução à auditoria contábil; normas de auditoria no brasil; planejamento de auditoria; identificação e avaliação de riscos; testes em auditoria; relatório do auditor: finalidade, tipos e modelos de relatórios de auditoria contábil. Estruturação dos relatórios de auditoria contábil. Conteúdo dos relatórios de auditoria contábil, estilos e terminologias pertinentes.

  • Auditoria de Gestão

    Daniely Dall Agnol

    Auditoria das Operações de Compra. Auditoria das Operações de Venda. Auditoria do Faturamento, Cobrança e Recebimento. Auditoria de Pessoal e Encargos. Auditoria dos Custos. Auditoria do fluxo de informações e documentos inter e intradepartamentais e sub-sistemas de registro e controle e avaliação contábeis.

  • Auditoria Pública

    Rodrigo Leme Dias de Souza

    Auditoria aplicada ao âmbito público. Aspectos relacionados às exigências normativas. Elaboração de relatórios públicos de auditoria. Auditoria de Balanços Públicos. Ativo Financeiro e Ativo Permanente. Passivo Financeiro e Passivo Permanente.

  • Contabilidade Avançada

    Eduardo José Negrão

    Sistemas de Informações Contábeis. Métodos de avaliação de investimentos: custo de aquisição e equivalência patrimonial. Ágio e deságio na aquisição de investimentos. Consolidação de Balanços. Fusão, incorporação e cisão de empresas.

  • Controladoria Estratégica

    Antônio de Loureiro Gil

    Missão da controladoria, estrutura da controladoria, sistemas integrados de gestão empresarial, valor da empresa, o foco da controladoria, leitura do ambiente e elaboração da estratégia, balanced scorecard aplicado no controle de metas estratégicas, a controladoria aplicada na gestão operacional, a controladoria no plano orçamentário, modelos de decisão para execução de eventos econômicos e avaliação de desempenho setorial.

  • Controle e Estratégia Gerencial

    Ricardo Augusto Blauth

    Conceitos em planejamento estratégico, pensamento estratégico, eficiência, eficácia e efetividade, definições, princípios, decálogo, aspectos fundamentais; proposições para formulação de planejamento estratégico, identificação institucional, missão negócio ou âmbito de atuação, princípios, valores e objetivos, filosofia de atuação, fatores chaves de sucesso; visão da entidade – horizonte, análise ambiental, ambiente externo: oportunidades e ameaças, ambiente interno: forças e fraquezas, definição de estratégias e objetivos funcionais, etapas de formulação do plano estratégico.

  • Diagnóstico e Fraudes Contábeis

    Agnaldo Soares Nunes

    Auditoria de Tecnologia da Informação. Segurança da Informação: Conceitos , Norma COBIT , ISO 27799. Segurança Física, Lógica (Restrição de Acesso e Segregação de Funções); Ambiente de Rede. Sistemas Integrados de Gestão (ERP), Sistemas em desenvolvimento, produção e periféricos. Fraudes. Papel e responsabilidades dos auditores; Ambiente de negócios. Sistema de Controles Internos. Código de Ética. Lei Sarbanes & Oxley. Prevenção e mitigação de fraudes.

  • Economia Aplicada à Empresa

    Alexandre Roberto Lages

    Economia brasileira: o sistema econômico. Análise de mercados: aspectos ligados a demanda e a oferta de produtos e serviços, o papel dos preços, da renda e da tecnologia no produto e no processo produtivo, formação de preços em mercados competitivos e pouco ou não competitivos e decisões empresariais correlacionadas. Políticas macroeconômicas: fiscal, monetária e de crédito e cambial e seus efeitos sobre a economia como um todo e as decisões empresariais. Cenário macroeconômico. Crescimento e desenvolvimento brasileiro.

  • Estratégias de Custos para Tomada de Decisões

    Luiz Cezar Buss

    Custos para decisão. Ponto de equilíbrio. Custos por Processo. Orçamento Flexível. Formação de preço de venda. Preço de transferência. Sistema de acumulação de custos. Margem de contribuição. Relação custo x volume x lucro. Análise e Controle. Relatórios gerenciais de custos.

  • Estrutura e Elaboração das Demonstrações Financeiras

    Marcia Cristina de Mello Kaspczak

    Alterações da lei 11638, as novas estruturas das demonstrações financeiras, novos conceitos para depreciação. Elaboração das demonstrações financeiras. Elaboração dos fluxos de caixa. Fontes e uso de recursos. Conceitos de circulante, longo prazo, permanente e patrimônio líquido. Contas de resultados. Valorização e desvalorização. Classificação e reclassificação. Materialidade das contas.

  • Gestão do Capital de Giro

    Marcia Cristina de Mello Kaspczak

    Estudo e análise das técnicas de planejamento, análise e controle do capital de giro. O panorama atual. Administração do capital de giro. Ciclo operacional. Retorno sobre o investimento total. Liquidez e lucro. Indicadores de gestão de recursos de giro. Fluxo de caixa. Necessidades e coberturas. Administração de ativos. Risco - retorno.

  • Jogos Empresariais

    Rogerio Carniel Marques

    Conceito sobre as origens do jogo. O jogo e sua importância na educação. Simulação - Jogo simulado. Jogos empresariais. Características fundamentais de um jogo de empresa. Tipos de jogos. Ciclo da aprendizagem vivencial. A espontaneidade – o lúdico e seu papel na aprendizagem. Como estruturar um jogo. Jogos de Empresas – praticando. Mudando a cara de um jogo. Métodos e técnicas de ensino.

  • Mercado de Capitais e Análise de Investimentos

    Marco Antônio de Almeida Prado Gazzetti

    Histórico e papel do mercado financeiro. Conceitos econômicos e política de governo. Estrutura de capitais. Sistema monetário nacional e característica do mercado financeiro. Mercado de ações, tipos, valor, ações no mercado internacional, títulos emitidos pelas companhias. Bolsa de valores, sistema, negociação à vista, a termo, futuro e opções. Análise de investimento. Aplicações e modalidades de fundos. Elaboração de uma carteira de investimentos.

  • Mercado Financeiro na Prática: Operações com Ações e Futuros

    Lívio Marcel Queji

    Mercado de Ações, Mercado de Futuros, Derivativos Financeiros, Operações de compra e Operações de vendas, Operações Short Selling. Ganhar com mercado em queda, Teoria de Charles Dow: A movimentação de preços, Gráficos de Candlestick, Gráficos e Operacionais, Estratégias operacionais em Ações e Futuros, Setups operacionais: Plano de Trade e Resultados.

  • Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projetos

    Sergio Henrique Barszcz

    Pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Etapas de uma pesquisa. O projeto de pesquisa. Trabalho monográfico. Normas ABNT. Estilo. Orientação para digitação. Elaboração de um projeto de pesquisa.

  • Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa

    João Afonso Germano Filho

    Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento nas diversas Áreas: orçamento de vendas, produção, operacional, despesas operacionais. Consolidação do orçamento: balanço projetado, resultado projetado, fluxo-de-caixa projetado.

  • Planejamento Estratégico de Auditoria

    Hélio de Souza Santos

    Estrutura e Planejamento de Auditoria. Definição de Auditoria. Tipos de Auditoria.. Expectativa da Alta Administração quanto à função Auditoria Externa e Interna. O papel e as responsabilidades do Auditor. Estrutura de Auditoria: Subordinação (Interna); Perfil do Auditor (skills). Formação de Equipes. Órgãos Normativos . Certificações das áreas de Auditoria Interna. Metodologia.Papéis de Trabalho e Evidências. Programa de Auditoria. Relatório de Auditoria, Parecer de Auditoria, Memorando de Recomendações, Follow Up; Automação (CAT’s): Ferramentas de extração e análise de dados e de gestão. Documentação do trabalho de auditoria; Sistema de Controles Internos. COSO/ COBIT; Cultura de Controle. Governança Corporativa. Gestão de Riscos Empresariais.

Dias:
Sábados

Peridiocidade:
Quinzenal

Faça sua matrícula

Objetivo

O objetivo principal do curso é oferecer conhecimentos avançados sobre Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria de uma forma geral, corporativo e estratégico, contemplando as ferramentas de gestão e seus relacionamentos, com as áreas de contabilidade decisorial, custos, orçamento e planejamento estratégico.

Público Alvo

Graduados em curso superior, nas diversas áreas do conhecimento envolvidos com a gestão empresarial e profissionais em busca de conhecimentos acerca das áreas temáticas arroladas neste projeto

Requisitos

O participante precisa ter diploma de nível superior.

Informações adicionais Dias: Sábados Periodicidade: Quinzenal Carga horária: 360 horas Duração: 24 meses Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Coordenador(es) do Curso

Luiz Cezar Buss
(42) 98404-3333