O Curso
  • A Psicologia no Planejamento Estratégico

    Carolina Walger de Almeida

    Os impactos do olhar da Psicologia no planejamento estratégico. Cultura organizacional. Ferramentas para engajamento dos colaboradores com a visão e missão empresarial. Compartilhamento de valores. Produtividade e resultados. Participação efetiva dos colaboradores no alcance de metas e objetivos. Ambiente de trabalho e satisfação.

  • Avaliação Comportamental de Profissionais

    Andrey Orloski

    Avaliação de Perfil Comportamental. Ferramentas de Avaliação de Perfil. O impacto do perfil comportamental na produtividade e motivação dos colaboradores. Seleção interna e readequação de profissionais.

  • Avaliação Institucional - Visão Psicológica

    Vanessa Borges da Costa

    A Avaliação Psicológica Organizacional. As relações e o resultado empresarial. Liderança. Comunicação. Engajamento e motivação. Cultura organizacional. Ambiente corporativo. Identidade empresarial. Avaliação de saúde e bem-estar dos colaboradores. Ferramentas utilizadas para a Avaliação Psicológica Organizacional.

  • Características de Empresas Varejistas

    João Ricardo Schechtel

    Principais características de empresas do segmento varejista. Rotinas de trabalho. Perfil dos colaboradores. Principais desafios para a Gestão Estratégica de Pessoas.

  • Características de Indústrias

    Daniely Dall Agnol

    Principais características de indústrias. Rotinas de trabalho. Perfil dos colaboradores. Principais desafios para a Gestão Estratégica de Pessoas.

  • Características de Prestadoras de Serviços

    Luciano Mathias Döll

    Principais características de empresas prestadoras de serviço. Rotinas de trabalho. Perfil dos colaboradores. Principais desafios para a Gestão Estratégica de Pessoas.

  • Coaching

    Mariana Crepaldi de Oliveira

    O que é Coaching. Objetivos e benefícios do Coaching. Tipos de Coaching. Business Coaching. Técnicas e ferramentas para aplicação. Psicologia Positiva. Programação Neurolingüística. Coaching como ferramenta para o fortalecimento de lideranças e equipes.

  • Comunicação Assertiva

    O que é comunicar. Atitudes para uma comunicação eficaz. Comunicação verbal e não-verbal. Fatores psicológicos que influenciam na comunicação. Obstáculos na comunicação. Percepção de si e do outro. Alcance de resultados na empresa através da comunicação eficaz. Feedback efetivo.

  • Equipes de Alta Performance

    Diferencial na competitividade. Qualidade nos relacionamentos. Papel da liderança. Equipes que não funcionam. Necessidades individuais e o impacto na equipe. Papéis sociais. A alta performance. Equipes auto gerenciáveis. Mantendo uma equipe de sucesso.

  • Gestão das Emoções

    Inteligência emocional. Quoeficiente emocional. Inteligências múltiplas. Crenças limitantes. Autoconhecimento. Resiliência. Sentimentos e emoções. Construção de relações e profissionais saudáveis. Técnicas para gerenciamento das emoções. Autonomia e autogestão.

  • Gestão de Conflitos

    O que é o conflito. Tipos de conflitos. Conflitos manifestados e não manifestados. Causas dos conflitos. Análise psicológica dos conflitos. Conflito como sintoma. Gerenciamento, aprendizagem e melhorias. Negociação e mediação. Habilidades e atitudes necessárias para gerenciar conflitos.

  • Grupos de Encontro

    Solange Signori Iamin

    Relações de trabalho centradas no grupo. Consideração positiva incondicional. Compreensão empática. Autenticidade e liberdade experiencial. Experiência organísmica. O grupo como facilitador de desenvolvimento de seus integrantes. Percepção e compreensão do funcionamento psicológico. Confiança e aceitação. Desenvolvimento de atitudes facilitadoras. Capacidade criativa, adaptação, fluidez e transformação para alcance de maiores resultados.

  • Liderança Estratégica

    Laertes Wille

    Princípios básicos da liderança: conceituação, papéis, evolução da função liderança. Liderança estratégica. Competências da liderança estratégica. Teorias de liderança, estilos de liderança. Ferramentas para liderança estratégica.

  • Metodologia da Pesquisa Científica

    Pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa. Etapas de uma pesquisa. O projeto de pesquisa. Normas ABNT. Orientação para elaboração de artigo cientifico.

  • O Desafio da Psicologia nas Organizações

    Andressa Tavares Bach Buturi

    O olhar dos empresários sobre a Psicologia. A dificuldade da inserção da Psicologia como aspecto estratégico nas empresas. Mudanças de paradigmas atuais. Diferencias na gestão dos fenômenos psicológicos para obtenção de resultados e satisfação.

  • Propósito e Motivação no Trabalho

    Jaqueline Puquevis de Souza

    Conceito de motivação e propósito. O papel da empresa na motivação dos colaboradores. Missão empresarial e propósito. Autoconsciência e autonomia. Níveis de consciência empresarial. O papel da liderança. Ferramentas para análise e desenvolvimento motivacional.

  • Recrutamento e Seleção Estratégico

    Marciliana Correa

    Captação de talentos. Descrição de Cargos. Divulgação de vagas. Categorias de oportunidades. Triagem de currículos. Análise comportamental baseada no currículo. Entrevista por competências. Análise de perfil comportamental. Ferramentas de avaliação de perfil. Integração e continuidade do processo de colocação do profissional.

  • Saúde e Satisfação no Trabalho

    Maurício Wisniewski

    Conceito de saúde no trabalho. Satisfação e o impacto na saúde do colaborador. Sintomas individuais e grupais de desgaste emocional. Estresse. Aspectos psicossociais e subjetividades. Avaliação e implementação de mudanças na concepção e organização do trabalho. A responsabilidade da empresa e lideranças.

  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

    Elaine Pfeiffer Schuster

    Educação profissional e a gestão do conhecimento nas organizações. Vantagem competitiva através do desenvolvimento humano. Treinamento e desenvolvimento no contexto da administração de recursos humanos. A estrutura e os objetivos do órgão de T&D. Etapas do processo de T&D. Fontes e os métodos de identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento. Elaboração do Plano anual de treinamento. Tipos de treinamento. Técnicas de treinamento.

  • Visão Sistêmica Empresarial

    Teoria Geral dos Sistemas. Visão Sistêmica X Visão Cartesiana. Mudanças de paradigmas em modelos de Gestão. Sistemas e Subsistemas. Sistemas internos e externos. Inter-relação entre sistemas e os impactos globais. Desequilíbrio e homeostase. Características dos sistemas e cultura organizacional. A complexidade dos aspectos psicológicos enquanto integrantes do sistema.

Dias:
Sábados

Peridiocidade:
Quinzenal

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Objetivo

Possibilitar o conhecimento sobre a aplicação da Psicologia em empresas, contribuindo para a compreensão dos aspectos comportamentais, emocionais e relacionais e seus impactos na Gestão, tornando o profissional apto a construir um ambiente favorável para o trabalho e desenvolvimento dos colaboradores de sua empresa.

Público Alvo

Psicólogos e profissionais de outras áreas que possuem o interesse em aprofundar o seu conhecimento na aplicação da Psicologia em empresas.

Requisitos

O participante precisa ter diploma de nível superior.

Informações adicionais Dias: Sábados Periodicidade: Quinzenal Carga horária: 360 horas Duração: 24 meses Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Coordenador(es) do Curso

Andressa Tavares Bach Buturi
(42) 99102-1347