Luiz Cezar Buss
Princípios. Classificação dos custos da qualidade (prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas). Objetivos dos custos da qualidade. Implementação dos custos da qualidade. Breve revisão de conceitos de administração financeira. Seleção e uso das informações financeiras. Custos da qualidade e planejamento estratégico. Plano de contas. Recursos necessários. Recomendações para implantação de sucesso. Introdução ao Custeio Baseado em Atividades (ABC).
Daniely Dall Agnol
(Certificado de auditor interno da ISO 14001:2015) Qualificar ou reciclar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Gestão Ambiental na Empresa e em Fornecedores, permitindo ao participante o planejamento e a condução de auditorias internas; Assessorar as empresas em processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental; Disseminar o conceito de auditoria como ferramenta gerencial na administração do Sistema de Gestão Ambiental e na detecção de oportunidades de melhoria; Fornecer subsídios para auditar o atendimento à Legislação Ambiental aplicável.
Valdomiro Lourenço Nachornik
A importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica para garantir a pluralidade de interesses no destino a ser dado aos recursos hídricos no âmbito de cada bacia hidrográfica; Conceito de bacia hidrográfica, cunhado pelas ciências da Hidrologia, geografia e Geologia; A natureza jurídica dos Comitês de Bacias bem como sua competência e composição; As principais competências dos Comitês, que estão estabelecidas no art. 38 da Lei 9.433/97, e seus incisos, na Lei 9.984/00 e nas legislações estaduais sobre recursos hídricos; Construção do Sistema Nacional de Recursos Hídricos; A importância da participação nas câmaras técnicas dos Comitês dos profissionais das áreas de ciências agrárias, florestais, ambientais e biológicas; Índices técnicos disponíveis e a necessidade de pesquisa e estudos para ajustes das leis; As diferentes demandas por serviços de profissionais das diversas áreas do conhecimento, tendo em vista os recursos arrecadados pelo sistema de cobrança condominial; Os avanços e desafios nos principais Comitês de Bacia Hidrográfica do País.
Dirceu Mendes de Britto
As questões ambientais: Ecossistemas naturais, biodiversidade, atmosfera, solo, água; o meio ambiente, o indivíduo e a empresa; ISO 14000 (Elementos aplicados na gestão ambiental); Licenciamento ambiental e Outorga: Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação, outorga de lançamento de efluentes; Desenvolvimento sustentável:Conceitos, situação atual, medidas a serem tomadas; Avaliação de impactos ambientais:Conceitos e procedimentos aplicados na gestão ambiental; Gestão de resíduos, efluentes e emissões. Exemplos, procedimentos e indicadores.
Kelly Roberta Pacheco Martins
Definições e conceitos de Six Sigma. Metodologia focada no processo. Ferramentas da Estratégia Qualidade e Produtividade Six Sigma. Método para o Six Sigma DMAIC: Definir, Medir, Analisar, Implementar Melhorias e Controlar. Implantação e desenvolvimento do Six Sigma em processos existentes. Como medir a qualidade de processos produtivos de produtos e serviços.
Janaína do Valle Hammerschmidt
Introdução Sistemas de Gestão de SST, Requisitos OHSAS 18001:2007, Relatório de Não Conformidades, Solicitação de Ação Corretiva.
Ricardo Augusto Blauth
FMEA - Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (Failure Modes and Effects Analysis). Técnica de melhoria que tem por objetivo investigar as causas das falhas e seus efeitos tanto no período de projeto como no período de produção classificando-as em ordem de prioridade para que possam ser erradicadas ou ter seus efeitos minimizados preferencialmente antes que o cliente venha a percebê-las. QFD - Desdobramento da Função Qualidade (Quality Function Deployment). Técnica de melhoria em que as necessidades e desejos dos clientes são traduzidos em linguagem técnica e são confrontados com a tecnologia disponível ou a ser disponibilizada na instituição com o objetivo de estabelecer especificações técnicas que gerem produtos atrativos para clientes e acionistas. GV - Gerenciamento do Valor. Técnica de melhoria que procura otimizar os recursos da instituição com o objetivo de entregar ao cliente o melhor produto pelo menor preço com a maior margem de contribuição possível estabelecendo estudos de alternativas para materiais, mão de obra, tempo de ciclo e retorno do capital. A FMEA e o QFD são subsídios indispensáveis para o Gerenciamento do Valor.
Dias:
Sábados
Peridiocidade:
Quinzenal
Capacitar e qualificar os profissionais para enfrentarem os desafios inerentes ao desenvolvimento das empresas observando e adequando-se ao controle da qualidade e as questões ambientais. Diferencial do Curso: Os alunos que cumprirem com os requisitos de frequência (no mínimo 75%) e de nota (no mínimo nota 7,0) nos módulos de Formação Interna de Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Ambiental, Formação de Auditoria Interna ISO 9001 e OHSAS, poderão receber, além do Diploma de Pós-graduação, os certificados de: - certificado de Auditor Interno da ISO 14001:2015; - certificado de Auditor Interno da ISO 9001:2015; - certificado de Auditor Interno da OHSAS 18001:2007.
Profissionais das áreas de Administração, Economia, Alimentos, Direito, Engenharia ou de outras áreas que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos e que tenham interesse no aprendizado do que há de mais moderno nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental.
O participante precisa ter diploma de nível superior.
Informações adicionais Dias: Sábados Periodicidade: Quinzenal Carga horária: 360 horas Duração: 18 meses Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Luiz Cezar Buss
(42) 98404-3333